quarta-feira, 21 de maio de 2014


CLIMA ORGANIZACIONAL

É o grau de satisfação dos agentes da organização com os aspectos da cultura.A maneira ,positiva ou negativa como os colaboradores,influenciados por fatores internos ou externos.

  • Está ligada,diretamente ,á maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura,suas normas,seus usos e costumes,como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE,positivamente ou negativamente a essa interpretação.

Cultura x clima
  • O clima organizacional é uma decorência da cultura organizacional,
  • Tanto de seus aspectos "positivos"' e motivadores quanto de seus aspectos "negativos" e gerados de conflito sendo mais facilmente perceptível e manejável pelo organização do que  a sua cultura.
CLIMA
Quando existe um bom clima organizacional a tendência,e que a satisfação das necessidades pessoais e profissionais sejam realizadas,no entanto quando o clima e tenso,ocorre frustação destas necessidades,provocando insegurança,desconfiança,e descontentamento entre os colaboradores.






INDICADORES  DO CLIMA
  • Turnover;
  • Absenteísmo;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Programas de Sugestões;
  • Pichações no banheiro;
  • Greve,entre outras.
VARIAÇÃO DO CLIMA
O Clima irá variar de acordo com a situação psicológica  e o estágio motivacional de cada colaborador,e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa,através das informações  recebidas ou percebidas no ambiente interno.


COMO ANDA O CLIMA ORGANIZACIONAL?


TIPOS DE CLIMA 
HÁ 3 TIPOS: 

- DESUMANO:onde prevalece a importancia para a tecnologia.

-TENSO: onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas,burocráticas,tendo como resultado punição e demissões.

-EQUILIBRADO:Tranquilidade e confiança plena aceitação de afetos,sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.












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