CLIMA ORGANIZACIONAL
- Está ligada,diretamente ,á maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura,suas normas,seus usos e costumes,como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE,positivamente ou negativamente a essa interpretação.
Cultura x clima
- O clima organizacional é uma decorência da cultura organizacional,
- Tanto de seus aspectos "positivos"' e motivadores quanto de seus aspectos "negativos" e gerados de conflito sendo mais facilmente perceptível e manejável pelo organização do que a sua cultura.
CLIMA
Quando existe um bom clima organizacional a tendência,e que a satisfação das necessidades pessoais e profissionais sejam realizadas,no entanto quando o clima e tenso,ocorre frustação destas necessidades,provocando insegurança,desconfiança,e descontentamento entre os colaboradores.
INDICADORES DO CLIMA
- Turnover;
- Absenteísmo;
- Avaliação de Desempenho;
- Programas de Sugestões;
- Pichações no banheiro;
- Greve,entre outras.
VARIAÇÃO DO CLIMA
O Clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional de cada colaborador,e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa,através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno.
COMO ANDA O CLIMA ORGANIZACIONAL?
TIPOS DE CLIMA
HÁ 3 TIPOS:
- DESUMANO:onde prevalece a importancia para a tecnologia.
-TENSO: onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas,burocráticas,tendo como resultado punição e demissões.
-EQUILIBRADO:Tranquilidade e confiança plena aceitação de afetos,sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.
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