Remuneração e Benefícios
Remuneração direta
A forma de remuneração direta conhecida dentro dos padrões empresariais modernos, constitui-se nos planos salariais. O salário constitui a principal forma de recompensa organizacional oferecida ao empregado, pelo seu trabalho.
Ao pagar seu funcionário as empresas observam todos os pontos legais e sindicais que envolvem as diversas categorias. Em alguns países o governo estabelece um salário mínimo ao qual a empresa é obrigada a oferecer uma remuneração igual ou superior a estabelecida. Sindicatos defendem faixas salariais e lutam para que seus empregados associados sejam beneficiados com remunerações que traduzem uma recompensa pelo tipo de trabalho.
Notamos que valores monetários são diferenciados de acordo com a posição hierárquica que uma pessoa defende em sua organização. Geralmente quanto maiores forem suas responsabilidades e seu grau de conhecimento, sua remuneração também o será, equiparando-se a padrões pré-estabelecidos pelos diversos setores do mercado.
Remuneração indireta
Constitui-se como remuneração indireta tudo o que a empresa oferece aos seus empregados que vai além dos salários mensais e que traduz o interesse da organização em dar aos seus funcionários bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Conhecemos esse tipo de remuneração, na linguagem organizacional, como plano de benefícios sociais.
Benefícios são recompensas baseadas no fato de o funcionário pertencer à organização e que são oferecidas para atrair e manter os funcionários ou para simplesmente cumprir exigências legais.
Para alcançar os melhores resultados, as empresas necessitam definir e planejar adequadamente como serão as atitudes de remuneração ao longo dos anos, bem como os processos de atualização e correção monetária ao longo dos anos e outras formas de remuneração, objetivando o melhor desempenho das pessoas e o perfeito comprometimento das mesmas com a organização.
BENEFÍCIOS
Do lado do empregador, os benefícios sociais são analisados pelo ponto de vista da relação com os custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta do mercado e o seu papel em atrair, reter e motivar pessoas talentosas. Do lado dos empregados, os benefícios são analisados em termos de equidade e adequação às suas necessidades pessoais.
As origens e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, devem-se aos seguintes fatores: atitude do empregado quanto aos benefícios sociais; exigências dos sindicatos; legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo; competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos seja para atraí-los ou para mantê-los; controles salariais exercidos indiretamente pelo mercado mediante concorrência de preços dos produtos ou serviços e impostos atribuídos às empresas; estas procuram localizar e explorar meios lícitos de fazerem deduções de suas obrigações tributárias.
Os serviços e benefícios sociais, além do aspecto competitivo no mercado de trabalho, constituem-se em atividades voltadas para a preservação das condições físicas e mentais dos seus empregados. Além da saúde, as atitudes dos empregados são os principais objetivos desses planos.
Os planos de serviços e benefícios sociais são planejados para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida, sendo: no exercício do cargo; fora do cargo, mas dentro da empresa; e fora da empresa, ou seja, na comunidade.
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